sábado, 29 de novembro de 2008

Post Eclético

Hoje criamos um post eclético, com várias bandas de diferentes estilos e nacionalidades. O ponto comum dessas bandas é ter, em seu histórico, apenas um disco lançado recentemente. Obviamente, são bandas selecionadas a dedo, pelo nosso disck joker, Rodolfo, hehehe, e que expõem, em suas obras, uma qualidade musical elevadíssima. Esperamos que gostem.



Zaal - La Lama Sottile - 2004 - Itália

Entre competência e apurado senso de melodia começamos pela banda italiana Zaal. Um álbum, datado de 2004, bem peculiar e que apresenta elementos variados de construção musical. Entre elementos do rock, jazz e música clássica, as faixas apresentadas no disco intitulado La Lama Scottile constituem uma obra bem completa. O uso parcimonioso dos teclados, violinos e a pegada jazzística na bateria ditam a tônica do disco. As músicas são todas instrumentais e apresentam variações e arranjos característicos do rock progressivo, o que faz desse disco uma obra necessária na coleção dos amantes da boa música.


Link para Download: La Lama Sottile




The Thrid Ending - 2006 - Austrália



A seguir temos The Third Ending, homônimo lançado em 2006. Banda australiana com uma pegada mais rock apre
sentando elementos do progressivo, folk e space rock apresenta uma atmosfera ampla de musicalidade. Variando entre calmarias ditadas pelas cordas de um violão e pegadas fortes de bateria com guitarristas distorcidas o álbum é a dose certa de combinações antagônicas. A produção do disco é muito boa e a timbragem usada casa muito bem com o estilo da banda. O vocal consegue entregar as melodias na medida certa de forma muito competente. Ótima recomendação para quem curte aquela pegada mais forte permeada por belas melodias e violões acertados.

Link para Donwload: The Thrid Ending




Apple Pie - Crossroad - 2007 - Rússia

A próxima banda anda sendo uma das minhas favoritas nas listas diárias do Media Player. De nacionalidade russa, tendo lançado o ótimo disco Crossroad, a banda Apple Pie é um grande expoente de impecabilidade musical. Um álbum bastante eclético em si, trás elementos do metal, folk, e do bom e velho rock’n roll. Um disco de produção impecável, arranjos excelentes e ótimos instrumentistas que não pode faltar pra nenhum amante da boa música. As melodias do disco são excelentes, e as partes instrumentais são fenomenais. O vocalista interpreta, de maneira excepcional, as belas melodias e temas criados ao longo do disco. Destaque especial para os arranjos de teclado, que permeiam de forma genial toda a obra. Disco nota 10, certamente entre os nossos favoritos

Link para Donwload: Crossroad



Santarem - Downtown Sation - 2004 - Brasil

Dentre as bandas de hoje não poderia faltar um representante brasileiro. E para fazer parte desse line-up de grandes bandas não poderia ser qualquer coisa, deveria ser uma banda de qualidade inquestionável com uma obra só obra lançada que conseguisse demonstrar o potencial de seus integrantes. Estamos falando do Santarém, banda paulista de rock/metal. O disco em questão é o Downtown Station, que conta com um excelente time de músicos. A banda não passa vergonha diante de seus “concorrentes” gringos. O disco tem uma produção impecável e arranjos feitos com maestria. São músicas que combinam doses de rock’n roll com elementos pontuais do metal, tendenciando prum lado mais calmo e de doses acertadas de pegada e belas melodias. As linhas de guitarras são muito bem construídas e saem do feijão com arroz da maioria das bandas brasileiras que se arriscam nesse estilo. Os solos são simples, porém coerentes e acertados. O vocal é muito bom e possui caráter próprio, uma pena terem mudado o vocalista. O time de músicos foi mudado para o lançado do próximo disco, que está pra sair a qualquer momento, com certeza vem coisa boa por aí.

Link para Download: Downtown Station



Dynamic Lights - Shape - 2005 - Itália


Dentre as bandas de hoje a que será apresentada a seguir é a que possui inclinação mais acentuada para um estilo musical. Dynamic Lights é uma banda italiana que flerta fortemente com o metal, apesar de conter vários elementos do progressivo. Guitarras pesadas, tempos quebrados, pianos e um vocal agressivo e sofrido criam uma atmosfera bem única no disco Shape. O clima sombrio é magistralmente criado por excelentes músicos, de qualidade técnica inquestionável. As letras, assim como os arranjos, são excelentes e combinam bem com cada faixa. Cada músico dá um show a parte, e o meu favorito é o piano/teclado, que está presente, mesmo que sutilmente, em cada passagem/refrão. Muito bom disco e recomendado aos amantes do metal progressivo.

Link para Download: Shape


Aisles - The Yearning - 2005 - Chile

Por último, mas não menos importante, está a banda chilena Aisles. Sem dúvida uma das nossas grandes favoritas de todos os tempos. Com o disco The Yearning é uma banda que impõe respeito enorme aos que cultuam a boa música. Certamente um dos discos da galeria das grandes obras de progressivo. Timbres, arranjos e quebradas que lembram, em muitas horas, grandes bandas como Gênesis e Triumvirat. Uma obra completa e muito bem produzida, contando com grandes teclados, um ótimo vocal, uma bateria excepcional e arranjos de guitarra e violão que trazem toda a mágica da escola do rock progressivo clássico. Uma banda para fechar esse post com chave de ouro.

Link para Download: The Yearning


sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Penguin Cafe




Este post se concentra em Simon Jeffes (1949-1997). Multi-intrumentalista e um estudioso até certo ponto. No meio de sua carreira acadêmica abandonou os estudos, num sentido formal, e se engajou em uma série de experiências. Depois de várias tentativas frustradas, porém enriquecedoras, Jeffes formou a então Penguin Cafe Orchestra (PCO). A origem do nome é curiosa. Em 1972, Simon estava na África e comeu algum peixe que o deixou doente a ponto de sofrer alucinações. E é aí que entra o tal do cafe. Ele alucinou sobre um lugar onde haviam pessoas preocupadas somente consigo mesmo de maneira vazia e se realizou dono do lugar quando anunciou um poema, pra si mesmo, quando já estava melhor, que começava com "eu sou o proprietário do Penguin Cafe e direi coisas randômicas". Deste então, com o passar do tempo, imaginava os tipos de músicas que tocariam no cafe. Dois anos se passaram até sair o primeiro álbum do PCO. A banda, com uns dez membros, mudava periodicamente, com exceção de algum ou outro. Dizia que fazia músicas para pessoas e não para instrumentos. No começo dos anos 90 passou até pelo Peter Gabriel's Real World Studios (vale a pena conferir as fotos) para tocar com vários músicos em jams e congêneres. Em 1994, foi gravado ao vivo o Concert Program e lançado em 1995. É um disco muito bonito que consegue tirar o tédio de uma peça clássica e caminhar por vários temas sem excluir o peso de uma boa orquestração. Em Dezembro de 1997, um tumor inoperável decretou a morte de Simon Jeffes.

Site

Link para Download : Concert Program
ou
Link para Download : Concert Program

terça-feira, 4 de novembro de 2008

United Elections

O assunto hoje não poderia ser outro além das eleições norte-americanas. O fusuê é grande acerca da temática, e não é pra menos. A nação que dita o regime internacional estabelecido está ansiosa pelo que vem pela frente. Mas pq há tantos holofotes em cima disso?

 

A grande questão é essa eleição vai dar rumo definitivo a várias políticas e diretrizes adotas nos últimos 8 anos, na desastrosa administração Bush. Os EUA, principalmente por culpa de seu governante Bush,  transformaram um ambiente internacional, relativamente calmo, em um pan-demônio. Todas as grandes instabilidades dos últimos anos envolveram decisões do caipira texano. Guerra contra o terrorismo, Iraque, crise da Geórgia com a Rússia, investigações sobre o poder nuclear do Iran, crise na Venezuela, acusações de tortura com prisioneiros de guerra e, por último, a crise financeira. Cada uma dessas situações afastou os EUA pruma berlinda moral no cenário global. Ninguém mais leva a sério qualquer atitude vinda do alto comando norte-americano. O serviço de inteligência de lá virou motivo de piada. A irresponsabilidade com direitos humanos, a falta de respeito com questões de soberania de outras nações e clara demonstração de incompetência com a crise do setor financeiro os afastaram completamente do escopo de seriedade no regime internacional. Porém, as redes (comunicação, informação, comercial, conhecimento, tecnologia) estabelecidas ainda delatam os EUA como peça chave na dinâmica internacional. E é por isso que as eleições de hoje são tão importantes. Cabe ao novo presidente estabelecer bases para se estruturar novamente um comando norte-americano sob o globo. Cabe ao novo governo ganhar respeito e seriedade novamente.

 

Os EUA estão dividos entre a campanha pra mudança (Obama) e a campanha pautada na experiência (McCain). A disputa entre os dois candidatos foi muito acirrada, e muito impressionante, sob meu ponto de vista. Obama recorreu ao financiamento privado de sua campanha, apostou em grandes comícios, shows e meios de comunicação, além de ser claramente o candidato preferido de populações fora dos EUA. Aqui no Brasil mesmo pudemos ver o apoio claro dos meios de mídia ao candidato democrata. Mas mesmo assim McCain conseguiu se manter no páreo até a reta final, ficando sempre perto nos índices das pesquisas de opinião. E me impressiona saber que existe tanta gente querendo a continuidade do partido republicano no poder.

 

Pra quem assistiu aos debates pôde observar que McCain sempre frisou que seu governo não poderia ser atrelado ao de Bush, pois são duas pessoas diferentes. Suas políticas iriam se basear na sua experiência de parlamento e no seu histórico impecável e coerente de decisões e votos dentro do plenário. Mas nessas afirmações já podemos observar o claro pensamento republicano, de retidão, disciplina e coerência. Valores não ruins necessariamente, mas que nesse momento é tudo que o povo não precisa. Toda essa certeza e retidão fizeram o país pisar na merda e enfiar o outro pé com gosto.

 

Do outro lado temos Obama, representante democrata. Entre as trocas de farpas em forma de brincadeiras entre os partidos é bem conhecida a história de “vc não precisa ser coerente o tempo inteiro, basta ser democrata”. Obama, apesar de sempre parecer seguro si e certo do que fala, tem suas incoerências no passado, e teve de se adaptar a uma nova postura para assumir essa liderança. Obama foi mais flexível e abusou do espetáculo para conseguir superar a barreira racial que permeia a sociedade norte-americana. Só pra se ter uma noção, na semana passada Obama comprou meia hora de transmissão simultânea em 3 canais norte americanos: FOX, CBS e NBC. E vale ressaltar que a FOX é uma emissora declaradamente republicana. Esse “infomercial” deve ter custado em torno de 5 milhões de dólares.

 

Agora o futuro reside nas mãos de quem ganhar o caneco da corrida eleitoral. Acredito que Obama vá ganhar, e pelos índices de hoje minha opinião, e de outras milhares de pessoas, está certa. As políticas de Obama envolvem corte de imposto para classe média e aumento para a classe rica, o que, na minha avaliação é correto, pois tira carga tributária da classe média, incentivando o consumo e passa isso pras grandes corporações. McCain diz que isso vai desestimular a produção, mas acredito que seria estupidez. Se a empresa for esperta ela irá tirar parte do seu lucro pra compensar o aumento tributário, e o repasse do governo pra classe média aumenta o consumo, que por sua vez, compensa a perda de lucro das grandes empresas. Essa será uma estratégia importante nesse novo governo, ainda mais levando em conta a gigantesca dívida interna privada e pública dos EUA. O Fed anda emitindo título público que nem nota de 1 dólar, e isso só vem aumento o déficit público, e a solução é a reforma tributária. Outra medida importante é diminuir gastos do governo, principalmente com essa guerra sem sentido. Os pacotes aprovados no parlamento pra guerra deram um desfalque monumental de aproximadamente 3 trilhões. Ambos candidatos apóiam corte de custos, mas cada um vai procurar isso num lugar. Obama quer dar fim à guerra, mas n imediatamente. McCain se deixar vai invadindo Iran, Afeganistão...

 

No final das contas tudo que posso fazer é ficar aqui torcendo pelo Obama, pois apesar de não concordar com tudo que ele prega, a vitória do McCain seria o colpaso desse regime internacional, e isso seria uma coisa boa se tivesse alguém que pudesse estabelecer um novo paradigma digno, mas as perspectivas não são nenhum pouco boas.

 

Danda