Legislação
O artigo 104 do Código Penal Iraniano estipula que as pedras usadas para a execução não "deveriam ser nem grandes o bastante para matar a pesseoa em um ou dois ataques nem devem ser pequenas o bastante que não possas ser definidas como pedras".
Julgamento
De acordo com o artigo 74 do mesmo Código, o adultério, se passível de açoite ou de apedrejamento, deve ser provado pelo testemunho de quatro homens justos ou de três homens justos e duas mulheres justas.
Execução
A preparação
As mulheres sentenciadas têm as mãos presas às costas. Depois, são cobertas por um lençol branco, da cabeça aos pés, antes de serem enterradas até a cintura. O fosso é então preenchido de terra, de forma que a condenada fique apenas com o tórax descoberto.
A escolha das pedras
As pedras escolhidas são grandes o suficiente para infligir dor, mas não o bastante para matar o condenado imediatamente.
Os executores
Os próprios moradores da comunidade sentenciada são convidados a participar do ritual de apedrejamento. As autoridades do governo fornecem as pedras. Algumas vezes até mesmo crianças lançam as pedras. Ainda que muitos moradores se recusem a fazer parte da execução, o governo envia simpatizantes para exercerem o papel.