quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Hipocrisia economicamente correta.


Amanhã às 09h08min da manhã, horário de Brasília, será a festa de abertura dos jogos olímpicos da China. A festança será um evento memorável, cheio de fogos, luzes, apresentações culturais, etc. Todo o aparato de distração costumeiro a esses eventos. Porém, com a chegada dessa festividade não pude parar de perceber um “detalhe” interessante sobre a dinâmica mundial de relação entre Estados. Falo especificamente da relação China – Estados Unidos.


O presidente Bush esteve em Pequim ontem para inaugurar uma embaixada norte-americana. E a constante em seu discurso foi a de sempre: enfatizar sua preocupação com a falta de liberdade de expressão do povo chinês e a ausência de trabalhos humanitários no país. George W. Bush enfatizando sua preocupação com Direitos Humanos na China... Fato curioso, porém não vai ser o foco da discussão. Pois o que mais me intriga é que mesmo a realidade da China sendo fato de conhecimento de todos que habitam o globo terrestre os EUA não tomam nenhum tipo de reação ou retaliação a fim de alterar tal realidade. O discurso de Bush foi apenas um discurso, carente de parte prática efetiva de ação. A China é um país declaradamente comunista, e sabem qual era um grande país comunista? A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Lembram qual era a relação entre EUA e URSS? Algo que “apelidaram” de Guerra Fria.


Obviamente existe algo de estranho aí no meio. O discurso norte-americano associava o regime comunista à vinda de Satã pra Terra. As criancinhas nascidas nesse período em território norte-americano não ouviam histórias de bicho papão, nem do bandido do saco, apenas do grande vilão do mundo, o comunismo. Era um terror. Mas se o comunismo era o vilão, e agora ele não é mais, o que houve?

Acho que teria algo a ver com o regime econômico da China... Talvez seja pq a China seja um dos maiores parceiros comerciais dos EUA. Talvez seja pq o maior importador de produtos chineses seja os EUA, e que a China seja a principal credora dos títulos da dívida pública dos EUA. Acho que a economia planificada da URSS não era boa o suficiente pros EUA relevarem seu regime comunista como apenas um desvio padrão do comportamento de uma nação, da mesma forma como fazem com a China.

Entraram no Iraque por “medo de armas de destruição em massa” mas nunca cogitaram de sequer ameaçar a China. A hipocrisia reina absoluta, e todo mundo sabe da verdade. Todo mundo sabe e todo mundo finge não saber. Fica aquela panaca caipira do Texas fazendo o que bem entende do mundo e dos EUA até o ponto em que tudo vira uma bola de neve fora de controle. Aliás, a grande ilusão do homem é achar que pode controlar qualquer coisa.


Enfim, a situação que se constrói é a mesma de sempre, o teatro da hipocrisia geral. E ainda devemos agüentar aqueles que levantam bandeiras liberalistas de crenças utópicas de que as nações cooperam pelo bem da convivência, de que o estado democrático de direito se sustenta na sua crença em valores humanos, blá, blá, blá... O estado democrático de direito faliu, e quem ta bancando ele é o capitalismo. A coordenação da dinâmica entre nações é feita pelo papai, o capitalismo, enquanto o filho irresponsável, o estado democrático, sai arrumando briga na rua e volta pra casa sempre com uma mão na frente e outra atrás.

“big money goes arround the world” E tenho dito.


Danda.

5 comentários:

Unknown disse...

Para mim, o que ocorre é um efeito do multilateralismo.Não existe mais vilão e mocinho nessa história,o que vale agora é a relação comercial e os interesses por trás dessa relação entre X e Y. Mas se compararmos com uma relação interpessoal eu diria que seria uma falsidade, não uma hipocrisia.Bom texto!
Abraço!

Anônimo disse...

Não penso, logo não existo, mas "esquadrão SS", proprietário Rodolfo não seria uma alusão ao nazismo e ao guia Adolf Hitler?

Esquadrão SS disse...

Bom, a divisão Schutzstaffel , ou SS, era apenas um braço do poder militar de Aldof Hitler. A idéia do "SS" vem da noção de uma organização de elite disciplinadora. A SS é coerente com a idéia de sustentação de uma certa elite no poder. É uma instituição de manutenção de ordem hierárquica. Ela mantém a ordem merecedora do poder em seu lugar.


Podemos nesse ponto retomar a idéia de Aristóteles de que numa sociedade sempre haverá ordem hierárquica natural. Há aqueles que nasceram pra mandar, outros pra obedecer, outros pra trabalhar manualmente e por último os filósofos, que nasceram pra pensar e atribuir ordem à dinâmica social. Dessa forma sempre haverá uma ordem a ser mantida dentro da sociedade.


Porém a SS de Hitler se utilizava do conceito de guerra de movimento para manutenção de uma certa ordem, onde o ato físico de força é imprescindível. Tortura, assassinato, extermínio e afins faziam parte do cardápio de ações coercitivas executadas pela divisão. No caso do nosso blog a opção é pela guerra de posição, onde o importante é movimentar as pessoas pelos valores, palavras e intersubjetividade social. A nossa guerra é contra a inexpressão das massas, contra a inércia intelectual que permeia nosso meio social. Damos a liberdade pra quem quiser se manifestar, pois a ordem social, apesar de sempre presente, não precisa ser necessarimente estática. Os valores são postos na mesa para discussão, o propósito dos textos é a reflexão sobre nós mesmos e nosso meio, pois é assim a nossa noção de uma guerra (justa).


Esquadrão SS

Alvaro & Solange disse...

Caro amigo
Obrigado por suas visitas e participação ao meu blog Lightness2
O seu blog é muito interessante você desenvolve bons textos sobre temas
conflitantes e intrigantes. Muito bom, parabéns.
Alvaro

Progress disse...

Caro Esquadrão SS
Quando ví esse SS fiquei intrigado e a primeira coisa que pensei foi....Esse cara é nazista.
Mas, com o decorrer da leitura notei o quanto intelectual voce é e quanto de inteligência voce possui nao me importando mas sobre suas convicções políticas.
Parabens pelo alto grau de supremacia.
Abraços