sexta-feira, 5 de março de 2010

Geração Coca-Cola... light



Em busca da sociedade saudável condenamos os prazeres pecaminosos da comida, do cigarro, da bebida, do sendentarismo... A sociedade se organiza contra esses males, cria instituições que lutam para a extinção de tais práticas. Vai lançando dietas mirabolantes a cada clique do relógio. O tempo se consome e a vida se prolonga, mais saudável, mais apresentável, pronta para entrar no menor número possível de manequim. A imagem no espelho retrata a simetria e perfeição que a falta de originalidade dos indivíduos alimenta. A insignificância cultural se camufla em atletas e ratos de academia. Enquanto lotamos piscinas, pistas de corrida, restaurantes naturais e aulas de spinning, as bibliotecas se esvaziam, os livros apodrecem e as mentes se inutilizam. A moda se transveste de práticas não percebidas até pelos 'não-conformistas', que se negam a usar roupas de butique, mas fazem questão de estar no número certo de jeans para formatar a imagem perfeita de um falso rebelde. O consumo da moda e do padrão certo vai se acelerando e a conformidade com a dinâmica adoece as mentes. A receita para a sociedade perfeita? Esqueça Aristóteles, Platão, esfera pública... Tudo será resolvido com dieta e exercícios, todos devidamente balanceados e medidos. Em passos largos caminhamos para um futuro cheio de saúde e paranóia com tudo que desce pela nossa garganta.

Enquanto ignoramos nossas mentes nós gostamos de criar novas doenças e psicoses que custam uma fortuna para serem tratadas. Os consultórios de terapia formam filas e mais filas enquanto os jornais noticiam a mais nova paranóia que assola a sempre doente 'sociedade moderna'. O sedentarismo é o maior dos absurdos modernos, mas a preguiça de procurar e absorver cultura é esquecida. Como sempre, nós preferimos passar nossos problemas pra frente, se estamos paranóicos é melhor pagar alguém para resolver para nós. Ler um livro, ouvir uma música diferente? Que isso?! Faz mal! O legal é ter seu próprio terapeuta, tá na moda, seu otário! O estranho é que anos pra frente em seu tratamento a conclusão inevitável é que você mesmo que se deixou adoecer. Você que se deixou levar pelos objetivos intangíveis de perfeição da sociedade, e agora está deitado num confortável divã pagando 200 reais a hora para ter a ilusão de que alguém vai resolver seus problemas para você. É paradoxal como nós mesmos legitimamos os mecanismos que nos deixam adoecer. Somos incapazes de rechaçar as tendências padronizadoras que tanto tentam vender e que tanto nos fazem mal.

Décadas atrás nós criamos a moda do fumo, com um cigarro em mãos e anéis de fumaça sendo lançados da boca qualquer um podia ser sensual, qualquer um podia se encaixar. Criamos a cultura do cigarro, vendemos filmes, imagens, propagandas e patrocinamos estrelas de cinema com suas chaminés em mãos. Malboro man, o ícone de uma geração. Criamos o cigarro, formatamos o desejo por ele, e o vício nos manteve fumando... Tudo pela moda, tudo para ser 'cool'. Qual o preço de tudo isso?
Hoje, já sem um pulmão, penduramos os fumantes na cruz e processamos a indústria do tabaco para atestar nossa estupidez e hipocrisia. Processos e mais processos tentam tirar milhões de uma indústria que nada fez além de sua obrigação (tirar proveito da estupidez generalizada). É algo impressionante como não conseguimos ficar contentes com a nossa estupidez, a culpa tem que sempre ser dos outros!

Na mão contrária, hoje tentamos construir a ilusão do que é saudável, afinal ser saudável é a nova moda. Nos supermercados somos sufocados por pratos rápidos, prontos para comer, e sem gordura trans! Comam, acreditem na ilusão e corram atrás da moda. Leiam o último artigo lançado pela Veja, ele diz que pensar demais faz mal para o corpo, então tenha cuidado! Vamos preservar nossos cérebros intactos e perfeitos, totalmente sem uso. A era da imagem perfeita nos trás inimigos estranhos, as calorias são as novas vilãs da sociedade! A babaquice fica estampada no 'Ligh' das embalagens. A moda dita as novas palavras mágicas, que vendem tão bem quanto o bom e velho tabaco... aprenda a dizer Ligh, Diet, Sem Gordura Trans, pois se você extrapolar os quilos na balança você não será ninguém. Você não precisa entender como o mundo funciona e nem porquê é bom comer o que é light, apenas siga o que te dizem. Enquanto o exercício da intelectualidade vira artigo de museu, a moda entra na sua 'geração saúde'. Bons tempos que estávamos na 'geração Coca-Cola', pois pelo menos a Coca não era Diet ou Zero.

Quem sabe a próxima febre não seja meter uma bala na cabeça, talvez assim iremos parar para questionar nossas prioridades e o que estamos fazendo de nossas vidas em vez de seguir o que dizem ser a nova sensação do momento.

Danda.

8 comentários:

Fernanda Gabler disse...

hahaha....adoro qnd vc coloca sociedade moderna como marcador.

Eu achei tudo válido e vc sabe que eu concordo com quase tudo.

Como sempre, surpreende com sua escrita que eu sempre fui fã.

Mas não fica triste não João, pq tu escreve pra caraleo tmb. =p

Anônimo disse...

discordo, texto medíocre, se procurar no google acha vários iguais em conteúdo. perceba que essa sociedade que vc tanto critica, tb gerou pessoas como vc, falsos rebeldes que não almoçam nem jantam sem uma coca cola ao lado, ah desculpe . . . vc toma sprite !!!!!

Danda disse...

Seu ponto sendo...?

Ô tristeza esse povo que entra pra falar besteira, e não discutir o assunto. Santificada seja a ignorância alheia.

M. disse...

O extremismo não serve e não convence. Pode achar que eu sou muito em cima do muro, mas o equilíbrio está em dosar as duas coisas, não?!
Por que é que tenho que ser sedentário pra poder desenvolver habilidades intelectuais, sentar na biblioteca e estudar? É necessário se dedicar apenas a uma das coisas?
Entendo e concordo que a sociedade se deixa moldar facilmente e cria hábitos que muitas vezes não servem de nada pra si por modismos. Tratar comidas diets como a possibilidade do emagrecimento, e não como para diabéticos, por exemplo.
Mas ao mesmo tempo você não poderia, sinceramente, acreditar que fazer exercícios físicos não é saudável, é só moda. Acredita?! Espero que não.
Acho que o exercício não só pode deixar o corpo mais forte, esguio, saudável, como te faz produzir serotonina, adrenalina ou o que quer que seja, que também pode ser não só prazeroso e saudável, como pode colocar sua mente pra funcionar e resolver coisas que você não conseguiria se ficasse parado o dia inteiro sentado com a bunda na cadeira na frente de um livro. (Mas isso depende um pouco de cada indivíduo, não nego.)
É isso. Sem radicalismos e rebeldias. Com ou sem coca na mesa.

Esquadrão SS disse...

Exatamente, a questão é o equilíbrio, saber dosar o que vc faz da sua vida por escolha própria. Nada de errado em fazer exercícios, mas os faça pq vc gosta, quer e sabe o que isso te trás de benefício, e não pq td mundo tá fazendo. A crítica é direta a questão da moda, pessoas que lotam as academias mas não sabem nem o que é um mapa mundi. Que fazem dietas mas não sabem pq e nem como uma dieta funciona, apenas querem emagrecer.

O texto é apenas uma constatação de uma realidade triste que eu presencio, de pessoas que estão cada vez mais iludias com esse estilo de "vida saudável" e ignoram completamente a questão intelectual. Até na questão "saúde" há espaço para intelectualidade, aprender a comer direito, saber sobre o funcionamento do seu corpo, buscar conhecimento sobre práticas de exercícios, etc...

Mas concordo 100% com a postura de equilíbrio, tb preso por esse tipo de conduta.

Abraços.

Danda.

caverna disse...

Belo texto meu amigo Dengoso. Entendo totalmente o seu ponto de vista. Acho meio nada a ver alguém chegar aqui e ficar criticando e dizendo que você está sendo extremista e radical. É óbvio que você está sendo extremista e isso é proposital, você quer reforçar um ponto de vista e não dar conselhos de como encontrar o equilíbrio na vida. hehe. Eu penso muito, leio muito, estudo muito e faço meu pilates e corrida para manter a saúde, mas se eu não fizesse isso também, foda-se! hehehe! Independente de equilíbrio, ou de qualquer outra coisa, a sociedade tá ficando cada vez mais burra, e isso é um fato.

Continue escrevendo meu velho, você faz isso muito bem!

Um abraço!

Esquadrão SS disse...

Grande Caverna, obrigado pela parte que me toca. Vc sacou direitinho o ponto da questão. E esperem que em breve novos textos, cd's e publicações aqui no blog.

Abraçs.

Fernanda Gabler disse...

Ow, tinha mais gente nesse esquadrão ou era impressão minha?