sábado, 4 de abril de 2009

Índice de Reflexão



Esta postagem não é apenas de uma banda. Deixarei a banda por último.
Por coincidência, a partir da banda Mirrors Mountain, pude conhecer o site jamendo, que é uma plataforma para downloads musicais para baixar música gratuita e legal. Creative Commons dispõe licenças gratuitas que permitem aos artistas garantir seus direitos sobre suas obras artísitcas. Simples de utilizar e de acordo com os padrões web, as autorizações concedidas ao público não são exclusivas e permitem que este usufrua das obras, entretanto, existindo a possibilidade de restringir o uso comercial da obra, os seus trabalhos derivados ou o grau de liberdade concedido. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional a Creative Commons a recriou para transformá-la em "alguns direitos reservados". A definição de música livre é a música que não é gerenciada por sociedades de direitos coletivos(MCPS, ASCAP, SOCAN, BMI, BUMA...) - tirem um tempo pra ler sobre o que essas siglas significam. Artistas escolhem proteger seus direitos através de licenças não exclusiva como Creative Commons. "Música livre" não significa custo zero ou qualquer direito restritivo, mas "alguns direitos reservados". Artistas definem que direitos eles garantem à suas músicas através da escolha da sua licença. O Jamendo pode ser legal e gratuito graças às licenças Creative Commons. Elas autorizam a difusão e a distribuição (downloads, redes P2P, etc.) gratuitas e inteiramente legal. São os artistas que escolhem este tipo de licença e, consequentemente, optam também por utilizar o Jamendo para promover e divulgar seus trabalhos. Lá se encontra vários estilos de músicas. Baixei algumas bandas mas ainda não escutei. Quem ouvir algo bom deixe um comentário pra gente.
Nesse mesmo ritmo, o blog Blacksmith Lion's Field frequentemente divulga diversas bandas relacionadas a música progressiva, além dos blogs já disponíveis ao lado. Ainda, vou fazer como ele e colocarei link's de bandas que disponibilizam downloads no seu próprio site.



A banda Mountain Mirrors faz um som "heavy acoustic music from the Massachusetts woods", como seu próprio site exclama. Possui três cds, mas infelizmente só o de 2006 conseguiu despertar algum interesse. O cd também se chama Mountain Mirrors e traz cordas de violão trastejadas, toques sutis de teclados, uma batera nervosa e voz sóbria. Esse conjunto de características deixa o som interessante. Os solos de teclados são bem parcimoniosos - às vezes até demais. Ao contrário da mão pesada do violão. Apesar de aos poucos o disco ficar mais light.

Site

Link para download (jamendo): Mountain Mirrors





Rodolfo

17 comentários:

Blacksmith lion disse...

ola esquadrao.
nao esquece de passar no lion's field para ver minha resposta, nao?!?

...RE RE RE

abracos.

Blacksmith lion disse...

creio que alguma coisa lhe tem escapado no progjekt amigo esquadrao...da uma olhada tambem neste post (nos comentarios):

progjekt144000.blogspot.com/2009/03/twenty-four-hours-1994-intolerance.html

outro abraco.

(ps achei seu post muito bom, muito mais evidente, claro)

Blacksmith lion disse...

tudo legal esquadrao...a gente tem mesmo e que fazer chegar a musica ao povo...de uma forma ou de outra.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaala, Rod!
Ao meu ver as associações de direitos autorais são tão vilãs quanto as gravadoras, meros sanguessugas de artistas. O Creative Common ainda não é a solução ideal, mas é uma ótima alternativa, que aponta um caminho que se desenvolverá num futuro próximo - ainda mais se a gente continuar a disponibilizar discos para downloads grátis.
Ainda não baixei o disco nem fui conferir o Jamendo; depois te digo...
Abração!
Valeu!
ML

Esquadrão SS disse...

Pois é Marcello, eu gostei do site pq é um caminho que pelo menos aponta pra uma tendência óbvia de uma maneira de divulgar a música. Será que no futuro cada banda deixará os links no próprio site? Bem, se isso acontecer a gente deixa de subir links. Vai ser menos trabalhoso. hehehehe
O disco do Mountain era só pra ilustrar o Jamendo, nada que seja uma pérola.
Valeu a visita!
Abraço!

Rodolfo

Junior disse...

Estou escutando esse som recomendado no post, até o momento excelente mesmo.Eu havia escutado sobre o Jamendo, nunca procurado mais informações. Parabéns pelo excelente blog, ta nos favoritos aqui.

Esquadrão SS disse...

Epa, Junior, seja bem-vindo. O Jamendo é bem interessante, mas ainda é uma espécie de intermediário. Esse tal do intermediário é que cria uma discussão sem fim nas mesas de bar! hehehe
O Mountain Mirrors num é um "meu deus do céu", mas é bem bacana. Valeu a visita!

Abraço!

Blacksmith lion disse...

ola esquadrao.
valeu pelo link...obrigado.
quanto aos de brainticket nao necessita se preocupar em subir. eu ja tenho todos excepto mesmo o single que esta postado no lion's field. devo dizer que o conteudo desse single e completamente inedito e nao aparece em nenhum dos outros albuns...algo que posso afirmar com 100% de certeza, pois tenho todos.

abracos.

Blacksmith lion disse...

amigo...sabe? o link que voce me ofereceu e para o album que ja tenho...o album next exit, nao esta no blog que voce indicou.
algo que voce tera que entender e que se algum album da mesma band nao estiver postado no lion's field, independentemente de que banda seja, sera obviamente porque ja foram encontrados...nao pense que me esqueci deles. se brainticket tem cerca de vinte e eu posto 1...e porque ja tenho os outros 19...se bill bruford tem 15 e eu posto 2 e porque ja tenho os outros 13...e por ai fora...assim que voce nao pode nem ter duvida sobre se algum album nao postado das mesmas bandas me pode interessar...obviamente ja os tenho.
espero ter ajudado voce a compreender melhor o blog.

abracos.

Ace Kilmister disse...

Caro Esquadrão SS,
estou iniciando hoje um blog dedicado à música pesada, em que utilizarei não somente links levantados por mim como também os disponibilizados em outros blogs. Gostaria de contar com a sua colaboração e também que linkássemos nossos blogs.
O blog se chama The Ace Of Spades e o endereço é http://ace-kilmister.blogspot.com/
Aguardo sua resposta e sua visita.
Até lá!

A

Sergio disse...

Isso aí, Esquadrão! Belo trabalho o seu, chamando a atenção da galera a se ligar e encontrar novas opções, tanto de baixar, quanto de contrargumentar.

O legal é isso: tem gente q já sabia, mas o que adianta se não discute ou leva a informação mais adinte pra muito mais gente saber?

Esquadrão SS disse...

Quantum Fantay

Esquadrão SS disse...

Valeu, Sérgio! O espírito é esse mesmo. Temos que divulgar boa música. Não importa de onde venha! Abraço!

Blacksmith lion disse...

oi esquadrao.
desculpa se repostei o album de mountain mirror mas e somente para chamar mais atenaco para eles...que merecem.
quanto a oferta que voce fez, sera muito bem vinda...assim que voce poderia publicar o link desse album?:

chain - 2002 - reconstruc

e obrigado pela atencao.
ate breve.

Blacksmith lion disse...

obrigado esquadrao.
voce foi rapido e prestativo...(para nao dizer outra vez atento).
quanto a discrepancia no tempo das faixas...nao liga, nao...somente mais um daqueles erros comuns do progarchives...RE RE
sabe como e...quando se segue a informacao deles sempre e bom conferir noutros lados...RE RE...mas continua sendo a melhor e maior fonte de informacao... parabens para eles.
o tempo esta correcto no arquivo que voce mandou para mim...obrigado.

ate breve amigo.

Sr do Vale disse...

Caro comandante desse navio em águas somalezas, acho que alguns já se tocaram que tocam mais aqueles que estão disponíves pra baixar, é o caso do Circo Mágico, que tem um trabalho de divulgação na net e a partir daí, ganharam força para fazer seus shows.
Se eu tivesse uma banda eu com certeza disponibilizaria na internet, e ainda daria uma colher de chá para os blogueiros, mas como única coisa que sei tocar é vitrola, vou baixando, fazê u que.


abraços.

Blacksmith lion disse...

ola esquadrao.
alguem mais se adiantou...RE RE
mas valeu a intencao (e o trabalho que voce teve...RE RE).
de todas formas o link fica la na caixa de comentarios, onde podera ser utilizado...ate o post ser removido.

abracos.

(ps vou mandar um exclusivo para seu email, para compensar voce...RE RE)