sábado, 29 de novembro de 2008

Post Eclético

Hoje criamos um post eclético, com várias bandas de diferentes estilos e nacionalidades. O ponto comum dessas bandas é ter, em seu histórico, apenas um disco lançado recentemente. Obviamente, são bandas selecionadas a dedo, pelo nosso disck joker, Rodolfo, hehehe, e que expõem, em suas obras, uma qualidade musical elevadíssima. Esperamos que gostem.



Zaal - La Lama Sottile - 2004 - Itália

Entre competência e apurado senso de melodia começamos pela banda italiana Zaal. Um álbum, datado de 2004, bem peculiar e que apresenta elementos variados de construção musical. Entre elementos do rock, jazz e música clássica, as faixas apresentadas no disco intitulado La Lama Scottile constituem uma obra bem completa. O uso parcimonioso dos teclados, violinos e a pegada jazzística na bateria ditam a tônica do disco. As músicas são todas instrumentais e apresentam variações e arranjos característicos do rock progressivo, o que faz desse disco uma obra necessária na coleção dos amantes da boa música.


Link para Download: La Lama Sottile




The Thrid Ending - 2006 - Austrália



A seguir temos The Third Ending, homônimo lançado em 2006. Banda australiana com uma pegada mais rock apre
sentando elementos do progressivo, folk e space rock apresenta uma atmosfera ampla de musicalidade. Variando entre calmarias ditadas pelas cordas de um violão e pegadas fortes de bateria com guitarristas distorcidas o álbum é a dose certa de combinações antagônicas. A produção do disco é muito boa e a timbragem usada casa muito bem com o estilo da banda. O vocal consegue entregar as melodias na medida certa de forma muito competente. Ótima recomendação para quem curte aquela pegada mais forte permeada por belas melodias e violões acertados.

Link para Donwload: The Thrid Ending




Apple Pie - Crossroad - 2007 - Rússia

A próxima banda anda sendo uma das minhas favoritas nas listas diárias do Media Player. De nacionalidade russa, tendo lançado o ótimo disco Crossroad, a banda Apple Pie é um grande expoente de impecabilidade musical. Um álbum bastante eclético em si, trás elementos do metal, folk, e do bom e velho rock’n roll. Um disco de produção impecável, arranjos excelentes e ótimos instrumentistas que não pode faltar pra nenhum amante da boa música. As melodias do disco são excelentes, e as partes instrumentais são fenomenais. O vocalista interpreta, de maneira excepcional, as belas melodias e temas criados ao longo do disco. Destaque especial para os arranjos de teclado, que permeiam de forma genial toda a obra. Disco nota 10, certamente entre os nossos favoritos

Link para Donwload: Crossroad



Santarem - Downtown Sation - 2004 - Brasil

Dentre as bandas de hoje não poderia faltar um representante brasileiro. E para fazer parte desse line-up de grandes bandas não poderia ser qualquer coisa, deveria ser uma banda de qualidade inquestionável com uma obra só obra lançada que conseguisse demonstrar o potencial de seus integrantes. Estamos falando do Santarém, banda paulista de rock/metal. O disco em questão é o Downtown Station, que conta com um excelente time de músicos. A banda não passa vergonha diante de seus “concorrentes” gringos. O disco tem uma produção impecável e arranjos feitos com maestria. São músicas que combinam doses de rock’n roll com elementos pontuais do metal, tendenciando prum lado mais calmo e de doses acertadas de pegada e belas melodias. As linhas de guitarras são muito bem construídas e saem do feijão com arroz da maioria das bandas brasileiras que se arriscam nesse estilo. Os solos são simples, porém coerentes e acertados. O vocal é muito bom e possui caráter próprio, uma pena terem mudado o vocalista. O time de músicos foi mudado para o lançado do próximo disco, que está pra sair a qualquer momento, com certeza vem coisa boa por aí.

Link para Download: Downtown Station



Dynamic Lights - Shape - 2005 - Itália


Dentre as bandas de hoje a que será apresentada a seguir é a que possui inclinação mais acentuada para um estilo musical. Dynamic Lights é uma banda italiana que flerta fortemente com o metal, apesar de conter vários elementos do progressivo. Guitarras pesadas, tempos quebrados, pianos e um vocal agressivo e sofrido criam uma atmosfera bem única no disco Shape. O clima sombrio é magistralmente criado por excelentes músicos, de qualidade técnica inquestionável. As letras, assim como os arranjos, são excelentes e combinam bem com cada faixa. Cada músico dá um show a parte, e o meu favorito é o piano/teclado, que está presente, mesmo que sutilmente, em cada passagem/refrão. Muito bom disco e recomendado aos amantes do metal progressivo.

Link para Download: Shape


Aisles - The Yearning - 2005 - Chile

Por último, mas não menos importante, está a banda chilena Aisles. Sem dúvida uma das nossas grandes favoritas de todos os tempos. Com o disco The Yearning é uma banda que impõe respeito enorme aos que cultuam a boa música. Certamente um dos discos da galeria das grandes obras de progressivo. Timbres, arranjos e quebradas que lembram, em muitas horas, grandes bandas como Gênesis e Triumvirat. Uma obra completa e muito bem produzida, contando com grandes teclados, um ótimo vocal, uma bateria excepcional e arranjos de guitarra e violão que trazem toda a mágica da escola do rock progressivo clássico. Uma banda para fechar esse post com chave de ouro.

Link para Download: The Yearning


3 comentários:

Sr do Vale disse...

Agente da SS, quero revelar-lhe uma coisa, há muito que te conheço dos bons blogs amigos, e ésta é a primeira vez que venho a sua casa, que a primeira vista, me parece que vou querer um lugar no sofá, e uma cerveja geladinha, pra curtir as raridades sonoros que por aqui permeiam.

Um grande abraço.


pra que possa visita-lo sempre, vou colocar um tele transporte direto do PS.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaaaaaande Rodolfo!!!
Então você se animou a postar discos por aqui também?!?! Cara, foi mal, eu não ando mesmo muito ligado nas coisas... Grande falha!... Mas já vou colocar lá no Pântano um link pra cá. Outra coisa: se quiser utilizar qualquer coisa lá do blog (links, textos, referências, etc) fique à vontade, como você já é mesmo parceiro, nem precisa creditar nada, tá em casa.
É tardio, mas desejo sucesso e muito prazer na sua empreitada (mas, carajos, nã vá sumir lá dos comentários!!! rsrsrsrsrsrsrs).
Long Live Prog & Roll!!! (rsrsrsrs)
Abração, meu camarada!
Valeu!
ML

Sr do Vale disse...

Capitão, levei o Zaal, ao qual ouço neste momento enquanto escrevo estas mal traçadas linhas (lindo isso, não?)rsrsrs.
Acho que vou levar os outros também, pois o Zaal é massssssa, vou até cobrar ingresso pra mostrar pra moçada.
O Maddy deveria levar pra casa também, o som vale a pena.
Obrigado capitão.