sábado, 3 de janeiro de 2009

Destilado e límpido


Este álbum é de cabeçeira desde meus 15 anos. O fato é que ele é bom demais! Escutei sem saber quem tocava e, logo depois, fui atrás de cada um dos músicos, em especial, do saxofonista e do guitarrista. O quarteto é feito de Paul Desmond (alto sax), Ed Bickert (guitarra), Ron Carter (baixo) e Connie Kay (bateria). Desmond e Bickert são top 3 nos instrumentos, obviamente dentro do jazz. Talvez Jim Hall e Zoot Sims corram paralelamente.
Em todo caso, o sax é espetacular. Dizia um professor que tocar devagar é mais difícil do que tocar rápido. Em alta velocidade pegue qualquer maníaco por escalas e afobado que conseguirá tocar muita coisa. O que se trata aqui é de escolher cada nota com espaço dentro da música, com o seu lugar complementando o todo. Analogamente a David Gilmour, Neil Peart; muitas vezes negligenciando a capacidade técnica que, no fim das contas, é prescindível. Desmond toca de maneira singela e sem pressa composições renomadas e seu improviso é completamente diferente das fases malucas de John Coltrane. No plano guitarrístico o canadense Ed Bickert desenvolve a mesma pegada e paciência. Além dos solos primordialmente tocados, a base feita para o sax é algo incrível. Outro destaque, só que mais facilmente notado, são as intro na medida certa, sem escapar do tema original. O baixista Ron Carter tem um carreira admirável e nesta gravação não fez nada feio. Muito pelo contrário. O baixo é muito presente no melhor estilo walking bass que se pode ter. O baterista não é tão conhecido quanto os últimos três mas sem dúvida não foi escolhido a toa. Connie acompanha de perto o trio.
Além de ótimos músicos, a escolha das músicas é ponto chave. As duas primeiras aquecem muito bem o ouvinte, tanto pela familiaridade quanto pelo timbre introduzido pelo grupo. Aliás, naquela idade fiquei aficcionado com o jeito de tocar de Ed que fazendo a caça rotineira pela internet achei uma partitura de I'm Old Fashioned. Colocarei um link para quem achar interessante e manjar um pouquinho de guitarra. Na sequência, as faixas alternam temas agitados e bem lentos. O cd fecha com chave de ouro. Wave é tocada de maneira muito peculiar que dá vontade até de colocar no repeat. Como dizem por aí: ALTAMENTE RECOMENDADO!

Link para Download: Pure Desmond
ou
Link para Download: Pure Desmond

Guitar solo: I'm Old Fashioned

Rodolfo





4 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Faaaaaaaaaaaala, Rodolfo!
Cara, eu nunca lembro em que cidade você mora... A PV tá foda... rsrsrsrsrs Mas acho que é em Brasília, né, não?...
Vou pro Rio amanhã e estou combinando um encontro com a galera no sábado, se você estiver por lá, quem sabe? rsrsrs
Abração!
ML

P.S.: Não consigo achar seu e-mail...

Pirata disse...

Alo Esquadrão SS aqui é o pirata esse é o endereço do novo blog.

http://piratasmusik.blogspot.com/

gentileza me add.

Abraços

O Pirata

Sr do Vale disse...

Meu amigo comandante geral revolucionário, parece que já ouvi falar desse cara, mas sabe como é, são tantos sons e músicos que acabo esquecendo, e também tem outra, minha memória já não é mais a mesma, acho que estou como ele, devagar, então acho que seu som pode até combinar comigo.

Grande abraço.

Sergio disse...

Pianíssimo, magnífico e do jetin q eu gosto, Rodlfo. Abrilhantou minha coleção.
Grato.